Sobre: porquê eu amo ser professora

sexta-feira, fevereiro 17, 2017

Sobre: porquê eu escolhi ser professora. Não foi pelo salário, porque se eu quisesse ser rica, teria escolhido outra coisa. Não foi pela valorização da sociedade e muito menos por status. Foi por amor, por realização pessoal. Por não me ver fazendo outra coisa que não seja ensinar. Cresci numa família com pai e mãe professores e passei a vida dizendo que não queria ser professora, virar a noite corrigindo provas, preparando aula, se incomodando com aluno, que isso não é vida. Até que dei a minha primeira aula, com 16 anos, antes mesmo de escolher a faculdade que eu queria fazer. Foi só pisar dentro de uma sala de aula, para saber que eu nasci para isso, nasci para ensinar; saber que eu queria fazer a diferença na vida de alguém, ver crianças aprendendo palavras em inglês e saber que eu fui a responsável por isso, para mim, não existe nada que me faça mais feliz. Eu sei que escolhi a profissão certa, quando no início do ano entro numa turma nova, e ao final da aula, um aluno que não me conhecia antes, vem me dar um abraço e dizer: "thank you teacher." Mas por que esse thank you? Ah, pela sua aula. Acompanhar o desenvolvimento de crianças e adolescentes em um outro idioma, saber que de certa forma eu estou contribuindo para o futuro de cada um, e saber que eu não posso mudar o mundo, mas eu contribuo para a educação e ensino de crianças e adolescentes, mesmo sabendo que nem todos levarão a sério aquilo que a gente ensina, mas sempre tem uma pessoinha prestando atenção. Porque eu não apenas ensino inglês, eu ensino sobre valores, responsabilidade, respeito, amor próprio e ao próximo, entre outras coisas. O que me deixa extremamente feliz é ver meus alunos indo longe, alunos que também querem contribuir para tornar o mundo um lugar melhor.
Ser professor é rir da criatividade dos alunos ao contarem coisas engraças, é rir da espontaneidade e imaginação. Ser professor é não ter rotina, pois cada aula é única. E mesmo em dias difíceis, com alunos difíceis, chegar ao final do dia e saber que se pudesse voltar no tempo e escolher outra profissão, teria escolhido a mesma coisa.

Um agradecimento especial à minha mãe por me ensinar a ter paixão pelo ensino, amor pelas pessoas, e dedicação à educação, e ao meu pai, por me ensinar a amar as palavras, a amar inglês e os livros. Obrigada por nunca terem me deixado desistir. Agradeço aos dois, por terem me apoiado em minha escolha pelo curso de Letras, por nunca terem me obrigado a cursar outra coisa, pensando em dinheiro, por terem escolhido me ver feliz.

Resultado de imagem para teacher tumblr

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe