A mulher virtuosa

quarta-feira, maio 03, 2017

“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.”  Provérbios 31:10

O que a Bíblia quer dizer com mulher virtuosa? O que Deus espera que uma mulher cristã seja?

Engraçado que os versículos que se seguem tratam a mulher virtuosa como a “esposa ideal.” Tanto que na linguagem de hoje, o versículo chave traz a palavra esposa.

“Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!” Pv 31:10

Creio que Deus colocou no coração de muitas mulheres o desejo de ser esposa.  Mas, não basta apenas ser esposa. A mulher foi criada para ser um presente para o homem, e me questiono se as mulheres de hoje em dia tem sido verdadeiros presentes na vida dos outros, se elas tem sido bênçãos. A Bíblia nos explica de forma muito clara o que Deus espera de uma mulher.

Ok, ok.. você deve estar falando: mas eu nem sou casada ainda! Você pode até não ser casada, mas a preparação para o casamento começa desde agora! Deus te chama para ser uma mulher dedicada a Ele! Você não precisa se casar para começar a ser essa mulher!

Então, vamos analisar, através dos versículos as qualidades da mulher virtuosa:

“ O seu marido confia nela e nunca ficará pobre.  Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e    nunca  o mal.  Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho. De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias.”
 Pv 31: 11-14

Tem gente que diz que mulher não pode trabalhar fora. Mas de acordo com esses versículos, a “boa esposa” trabalha sim. E ela ajuda nas despesas do lar.

“Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas. Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas.” Pv 31:15 e 16

A mulher virtuosa é dedicada a família. Ela não mede esforços pra atender as necessidades daqueles que ela ama. Mesmo que tenha que levantar de madrugada, ou dormir mais tarde. Ela cuida da casa. Comece a praticar isso, antes do casamento mesmo, com sua família, as pessoas que te cercam. Ontem mesmo parei pra pensar nisso, se eu não tenho sido amável e dedicada com a minha irmã, com meus pais, como vou esperar ser depois, no casamento? Muitas coisas Deus quer nos ensinar desde agora!

É esforçada, forte e trabalhadora.  Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite.  Ela  prepara fios de lã e de linho para tecer as suas próprias roupas.  Ajuda os pobres e os necessitados.  Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir.  Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos.  O seu marido é estimado por todos- é um dos principais cidadãos do lugar. Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes.” Pv 31: 17-24

Ela não tem preguiça! Ela é trabalhadora! Esforçada! Ela ajuda os outros!

“É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza.  Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: “Muitas mulheres são boas esposas, mas você é a melhor de todas.”  Pv 31: 25-29

Falar. Pelo fato de sermos mulheres, temos mais necessidade de falar do que os homens. E isso as pesquisas comprovam. Mas falar e saber falar é diferente! Deus espera que aprendamos a falar com sabedoria e delicadeza.  Ninguém gosta de alguem que só fica reclamando, resmungando. Use palavras sábias, que edificam. Evite fofocas.

“É melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando.” Pv 21:19

“A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Deus Eterno será    elogiada. Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.” 
 Pv 31:30 e 31

"Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.” I Pedro 3:3 e 4

Uma mulher que agrada a Deus tem a sua beleza no coração! Isso não quer dizer que a mulher pode ser desleixada, que não cuida de sim mesma, mas que a sua preocupação principal não será a de ficar bonita e arrumada. Sua preocupação principal será servir a Deus. A beleza do coração não se perde com o passar dos anos! Pois de nada adianta ser uma mulher bela mas não ser sábia.

“A beleza na mulher sem juízo é como uma joia de ouro no focinho de um porco.” Pv 11:22

A Bíblia fala muito sobre a mulher. Mais do que imaginamos.

“A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo o destrói com as próprias mãos.” Pv 14:1

“É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher briguenta.” Pv 21:9

“A mulher bondosa é estimada, mas a imoral é uma vergonha.” Pv 11:16 a

Mas principalmente,  Deus deixa mtoo claro em Sua palavra como ser uma mulher que agrade o coração de Deus. Então buque-O, ame-O acima de qualquer coisa! Afinal:

“A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Deus Eterno será elogiada. Dêem a ela o que merece por tudo o que faz, e que seja elogiada por todos.” 
 Pv 31:30 e 31

Com amor
Pati Geiger


Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe