Tentação x Pecado (Parte Final)

domingo, fevereiro 18, 2018

Agora que já estudamos um pouco do que é a tentação, do que é o pecado, as áreas em que somos tentados e que Jesus também foi tentado, resta a pergunta: o que fazer? O que fazer quando aparece a tentação?

Alguém comentou em um dos posts: ninguém tropeça numa montanha e sim em pedrinhas. Ou seja, para cairmos em  pecado é muito mais fácil tropeçarmos em alguma coisa “pequena”. A tentação nunca vai ter aparência de algo ruim, mas sim o disfarce de algo bom. 

Mas como resistir as tentações?

Bom, você já viu que Jesus passou pelas mesmas coisas que você! Então, por que você não pede ajuda a Ele?

JESUS FOI TENTADO E AGORA É NOSSO AJUDADOR

Então, corre pra Palavra e sublinha esses versículos:

a) Jesus ora pelos que são tentados (Lc 22.31-32)

Jesus continuou: -Simão, Simão, escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha. Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos.

b) Ajuda aos que são tentados (Hb 2.17-18)

Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande  Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados.  E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.

c) Compadece das nossas fraquezas (Hb 4.15-16)

O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.

d) Salva aos que lhe obedecem (Hb 5.8-9)

Embora fosse o Filho de Deus, ele aprendeu, por meio dos seus sofrimentos, a ser obediente. E, depois de ser aperfeiçoado, ele se tornou a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.

e) Intercede por nós (Hb  7.25)

E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar os que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor deles.

f) Guarda os fiéis na hora da tentação (Ap 3.10)

Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

g) Ele venceu! E a vitória é certa (Jo 16.33)

Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

Então! Pede ajuda a Jesus, Ele entende o que você tá passando!  Mas você também precisa fazer a sua parte.

Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor que você entre no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. (Marcos 9:47)

Gosto da forma como o filme À Prova de Fogo demonstra essa situação. O marido que não consegue se livrar da pornografia online, o que ele faz? Apenas não clicar nos sites não era suficiente. Ele não era forte o suficiente. Então, ele joga o computador fora. Ótima ilustração desse versículo. Não o interprete literalmente. Não vá arrancar teu olho! Mas arrenque as coisas que não te fazem bem. Desligue o computador, ou o jogue fora. Não compre aquelas revistas. Desligue a tv.

Devemos ser guiados pela Palavra de Deus. Jesus não resistiu ao diabo utilizando o Seu poder. Antes, Ele se manteve firme, na Palavra de Deus:

“Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11).

Por meio da Palavra de Deus, podemos saber como Ele deseja que vivamos quando tentados. Isso nos encoraja bastante, pois nos mostra que a resistência está ao nosso alcance. Se permitirmos que a palavra de Deus habite em nós, seremos fortalecidos em nosso  interior com o poder necessário para vencer o maligno (1 João 2:14).

“Porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1 João 4:4).

Observe os versículos que Cristo citou em resposta às seduções do diabo. “Não só de pão viverá o homem” está em  Deuteronômio 8:3. “Não tentarás o Senhor, teu Deus” está em Deuteronômio 6:16. E “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto” está em Deuteronômio 6:13. Todas as três são citações de uma parte das Escrituras que se inicia com estas palavras: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força” (Deuteronômio 6:4-5). Cristo mais tarde chamou isso: “O principal de todos os mandamentos” (Marcos 12:29). No deserto, Cristo demonstrou que, embora tentado a pecar tanto física quanto emocionalmente, mesmo a maior das tentações pode ser vencida se estivermos completamente comprometidos com Deus e com a Sua obra. Que o exemplo de resistência de Cristo sempre nos guie.

* baseado em textos dos sites  http://www.adapucarana.org/ e  http://www.estudosdabiblia.net/

Uma ótima semana!

Que possamos colocar em prática esse versículo:

“Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11).

Abraços

Resultado de imagem para tentação versículo

Leia também:

0 Comentários

Arquivos

Siga!

Subscribe